tipos de sondagem

Ao se iniciar uma construção, antes deve-se conhecer todas as características daquele local, e a forma mais adequada de se retirar amostras de solos é através da sondagem. Após a retirada da amostra, é realizado ensaios em laboratórios especializados para obtenção das características desejadas.

SONDAGEM A PERCUSSÃO (SPT)

Sondagem SPT também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brandas; largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação.

As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são:

• A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;

• A classificação dos solos de cada camada;

• O nível do Lençol freático; e

• A capacidade de carga do solo em várias profundidades

SONDAGEM ROTATIVA

     A sondagem rotativa, um método utilizado por empresas geológicas-geotécnicas para a investigação de rochas, realizando a perfuração de terrenos através de sondas rotativas, que são projetadas para a obtenção de amostras de rocha. Os materiais recolhidos são armazenados em caixas padrão com tampa, para posterior classificação por um geólogo. As sondas rotativas operam acopladas a uma bomba d’água e a um conjunto de perfuração, constituídas de hastes, barrilete amostrador e de coroa de corte.

SONDAGEM MISTA

     A sondagem mista é um método direto de investigação geológica que consiste na conjugação, em um mesmo furo, da metodologia da sondagem rotativa (trecho em rocha) associada a metodologia de sondagem a percussão nos trechos em solo. Possibilita a obtenção de informações a respeito do lençol freático local, dos tipos de solo e de seus índices de resistência a penetração através do método SPT e dos parâmetros geomecânicos das rochas.
A sondagem mista permite a coleta de amostras contínuas de solo e rocha, podendo atingir grandes profundidades de investigação e possibilita a realização de ensaios especiais de campo tais como os ensaios de permeabilidades, de infiltração e/ou perda d’água, de palheta (vane shear test) e os de cones/piezocones (CPT / CPTu). É um dos métodos mais completos de investigação direta a disposição dos profissionais de engenharia.

SONDAGEM A TRADO

 A sondagem com trado tem a finalidade de identificar as diferentes camadas de solos e suas respectivas espessuras, assim como identificar a profundidade do nível d’água local, quando observável. Permite a coleta de amostras deformadas de solo, caracteriza-se pelo baixo custo e curto prazo de execução e é executada por equipamentos portáveis e versáteis, quando desenvolvidos manualmente, o que permite a investigação em condições adversas e áreas de pequenas dimensões.

A sondagem com trado pode ser executada com trado de diâmetro externo 4” ou 2 ½”, até ser encontrado o lençol freático, podendo prosseguir o quanto as paredes do furo permitirem abaixo do NA ou até se mostrar impenetrável ao trado. Atingido o NA, são realizadas leituras até a estabilização do nível e após 24h, quando possível.  

AMOSTRAS INDEFORMADAS

Uma amostra indeformada é o solo que se corta, retira-se e acondiciona-se com as menores alterações possíveis. A viabilidade técnica e econômica da obtenção de amostras indeformadas é função da natureza do solo a ser amostrado, da profundidade em que se encontra e da presença do nível d’água. Esses fatores determinam o tipo de amostrador e os recursos a utilizar. Algumas formações apresentam maiores dificuldades que outras no processo de extração de amostras indeformadas.

A coleta de amostra indeformada próxima à superfície do terreno natural, ou próximas à superfície de uma exploração acessível se da através de utilização de amostradores em que o processo de avanço é por aparamento (cilindros e anéis biselados) ou escavações (blocos).

Aspecto da amostragem geralmente de forma cúbica ou cilíndrica com representatividade da estrutura e teor de umidade do solo (na data de sua retirada), além da textura e composição mineral.

PIEZÔMETRO

O piezômetro (PZ) é um instrumento para medir o nível d'água no lençol freático ou pressão neutra nos solos.

Trata-se de um dispositivo instalado em determinada profundidade no solo para monitorar as águas subterrâneas. Ele é composto por um tubo liso instalado em um furo de sondagem com um filtro na ponta na profundidade a ser investigada.

Sua instalação é feita com auxílio de uma sondagem à trado ou mecanizada e a principal vantagem de sua instalação é a correta determinação do nível d'água, uma vez que alguns terrenos apresentam variação de nível d'água ao longo do ano.

A leitura do nível d'água é feita através do medidor de nível d'água, composto por uma fita graduada e uma ponteira elétrica que emite um sinal ao encostar na água. Seu monitoramento deve ser periódico de acordo com o objetivo da investigação.

inclinômetro

Os inclinômetros são dispositivos concebidos para monitorar deformações perpendiculares ao eixo de um tubo através de uma sonda deslizada ao longo do tubo. A sonda está equipada com um sensor sensível à gravidade que registra a inclinação em relação à vertical. Esses dispositivos são implantados em tubos, frequentemente em furos de sondagem ou em aterros, frequentemente com orientação semi vertical para capturar dados sobre deslocamentos horizontais profundos. Suas vantagens incluem a capacidade de medir deformações subsuperficiais, especialmente útil para detecção de movimentos que outros métodos não conseguem capturar. Essa tecnologia é particularmente eficaz para obras geotécnicas que apresentam risco de colapso, como taludes e escavações, fornecendo informações essenciais para avaliação de estabilidade e implementação de medidas corretivas em tempo hábil. A precisão das medições pode ser impactada por fatores como qualidade da instalação e influência de estruturas próximas, motivo pelo qual, é de suma importância que a instalação seja supervisionada por profissionais com experiência em instrumentação geotécnica.

POR QUE ESCOLHER A EMPREITAR BRASIL

AGILIDADE

Segurança, qualidade e agilidade são os valores que priorizamos.

ASSERTIVIDADE

Contamos com uma consultoria individualizada para desenvolver a melhor estratégia e as melhores soluções.

FOCO

Nossos serviços são focados exclusivamente nos objetivos do cliente, tratando de maneira individual cada demanda.

CAPACIDADE

Nossa equipe é altamente qualificada e experiente para os mais diversos tipos de obra.

Telefone / Whatsapp (31) 9 9855-5453
Formulário de Contato